domingo, 27 de dezembro de 2020

E lá se vai 2020...

 
E lá se vai 2020... Ano de inúmeras perdas, de sofrimento, de isolamento. E de aprendizado.
 
Aprendemos nele o que talvez nunca tenhamos imaginado aprender: como conviver com nós mesmos e com as pessoas de uma maneira muito mais intensa e paciente.
 
Descobrimos que não somos tão fáceis quanto gostaríamos e então fomos pacientes com nós mesmos, demos as mãos a nós mesmos e seguimos ainda que um pouco arrastados. Tivemos que mudar. Não houve escolha. Tivemos que nos tornar pessoas melhores, para que os dias não fossem tão duros.
 
Aprendemos que sorrir e rir salva a alma, acalenta o coração e nos possibilita toda a leveza que precisamos para não sucumbir.
 
Descobrimos que somos muito mais frágeis e também muito mais fortes do que imaginávamos.
 
Aprendemos a ajudar mais de perto a todos que precisavam, fossem próximos de nós ou desconhecidos.
 
Tivemos momentos de muita tristeza, onde choramos por amor, de saudade, de cansaço. E reconhecemos que estes sentimentos nos movem em direção à luz se não nos vitimizarmos.
 
Reconhecemos que a nossa casa é o melhor lugar para se estar. E que a violência doméstica atinge a tantas mulheres que precisamos de ações muito específicas para minimizá-la ao máximo. Ações como consciência de que o machismo precisa acabar e que deve começar pelas próprias mulheres, que muitas vezes sustentam os comportamentos inadequados de seus pares, filhos e amigos, sem nada dizer e muitas vezes até os reforçando.
 
Entendemos o significado de estar junto, que é muito mais do que só aglomerar, é estar presente, seja presencial ou virtualmente.
 
Aprendemos que somos capazes de passar por toda adversidade com paz no coração, amor nos olhos e liberdade na alma.
 
E assim seguimos rumo a 2021, trazendo na mala ainda mais esperança e a alegria de estarmos vivos.
 
Desejo a todos nós que realizemos nossos sonhos, todos são possíveis se não desistirmos; que tenhamos fé, no sentido mais genuíno do termo; que sejamos firmes com nós mesmos, para não deixarmos que nossa criança birrenta nos impeça de atitudes importantes e pontuais em relação à nossa própria vida e a dos outros; que sejamos humanos, com tantos defeitos e tantas qualidades, inteiros; que sejamos solidários e responsáveis pela paz no mundo!!
 
Desejo Força e Paz a todos nós.
 
E vamos que vamos, que na frente tem alegrias!!!
 
Susana Alamy
Psicóloga
26/12/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário