domingo, 11 de novembro de 2018

A morte de um animal de estimação dói igual à de um familiar


A morte de um animal de estimação dói igual à de um familiar



Uma psicóloga de Rondônia escreveu no facebook a respeito desta matéria - “A Morte De Um Animal Doi Igual À De Um Familiar” (https://www.planetadosanimais.org/2018/10/a-morte-de-um-animal-de-estimacao-doi.html)- :

"não creio numa imbecilidade dessas!" (sic).

Aí fiquei pensando... será que mais psicólogos pensam igual a ela?

Então resolvi escrever esclarecendo que dentro da psicologia existe uma matéria essencial ao nosso trabalho, que talvez ela tenha faltado às aulas, que se chama LUTO NÃO RECONHECIDO. Neste trabalhamos os lutos que fogem aos padrões de perdas mais comumente aceitos desde sempre. E nosso trabalho é o de ajudar aos pacientes na elaboração dos mesmos.

O luto não reconhecido pode levar ao adoecimento, porque a sociedade pode desaprová-lo, desprezá-lo e negá-lo em sua existência.

São exemplos de lutos não reconhecidos: luto por animais, luto pela “amante”, luto pela perda de um feto, e assim todos aqueles lutos que as pessoas guardam para si, porque seriam reprovadas ou julgadas ou desprezadas em seu afeto.

Qualquer dúvida podem me chamar, estarei à disposição para atender a quem tem essa demanda e não sabe onde encontrar o apoio e o respeito devidos. @Susana Alamy @Psicóloga Susana Alamy

Susana Alamy
Psicoterapeuta, Docente Livre
psicologiahospitalar.net.br


Copyright © Susana Alamy. Todos os direitos reservados. Este texto é protegido por leis de Direitos Autorais (copyright) e Tratados Internacionais. É permitida sua reprodução desde que citada a fonte.

E-mail para contato: alamysusana@gmail.com


Vamos conversar. Curta e deixe seu comentário.
Cadastre seu e-mail, logo acima do lado direito, para receber minhas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário