10 MANEIRAS DE ESPANTAR O PACIENTE PELO TELEFONE SEM FAZER FORÇA
Normalmente o primeiro contato que o paciente tem em uma clínica
e/ou consultório é com a secretária através do telefone. Aqui vão algumas dicas
de como espantá-lo sem fazer força.
1. Atenda ao telefone com má vontade.
2. Responda ao cumprimento de “como vai?” do paciente com um
monossílabo rápido: “tudo”.
3. Demonstre má vontade em marcar a consulta: “tá sem horário”, “a
agenda tá lotada”, “não tem vaga”, etc.
4. Se o paciente insistir em ser atendido, demonstre má vontade
novamente: “acho que não tem jeito não”, “ah! deixa ver se eu consigo te
encaixar...” e enumere todas as atividades do médico para demonstrar que ele é
muito ocupado e que não tem tempo para seus pacientes.
5. Mostre ao paciente que você está “fazendo um favor” em “encaixá-lo”.
6. Não se preocupe com o que o paciente vai pensar.
7. Não se preocupe com a ansiedade do paciente.
8. Pergunte se é um paciente particular ou de convênio. Se for
particular, encaixe-o prontamente e faça-o perceber isso.
9. Seja ansioso e apressado ao conversar com o paciente, para que
ele note que está incomodando.
10. Faça o paciente se sentir como mais um completamente
desprezado.
Susana Alamy
Psicóloga Clínica e Hospitalar
psicologiahospitalar.net.br
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